segunda-feira, 5 de abril de 2010

O Mestre

Filho de mãe solteira, uma doméstica imigrante portuguesa, com pai desconhecido, Florestan Fernandes é o maior expoente da sociologia brasileira. Nascido em 22 de julho de 1920, teve uma infância pobre com condições degradantes de trabalho. De engraxate até garçom, Florestan abandonou os estudos no curso primário. Aos dezessete anos retorna através do curso de madureza, correspondente atual ao supletivo. Daí em diante, ingressa no curso de Ciências Sociais na USP; torna-se mestre em antropologia; doutor em sociologia; livre-docente e catedrático em Sociologia I da FFCL/USP; Visiting Scholar das universidades de Colúmbia e Yale; professor, além da USP, das Universidades de Toronto (Canadá) e PUC-SP; deputado federal constituinte em 1986, reeleito em 1990; Doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra e autor de mais de cinquenta livros.
O documentário Florestan Fernandes - O Mestre é um sensível relato da história de vida de um sobrevivente do povo que construiu sua trajetória e, ironia do destino, sucumbiu a erros dos serviços públicos de saúde. Acessem: http://www.youtube.com/watch?v=BVIsapkW4RE

A Legitimação da Desigualdade

O primeiro texto, a ser trabalhado no terceiro estágio, pertence a um dos mais significativos e atuais representantes da sociologia brasileira. Jessé Souza é professor titular de sociologia da UFJF, doutor pela Universidade Heidelberg, com pós-doutorado pela New School for Social Reasearch e livre-docente pela Universidade Flensburg. Seu último livro organizado, A Ralé Brasileira: quem é e como vive, foi comentado na nossa página no twitter - www.twitter.com/edisioffjr - e expõe a legitimação da desigualdade no Brasil contemporâneo. Os diversos textos e seus vários autores tratam de unidades temáticas descritas no sumário como: O mito brasileiro e o encobrimento da desigualdade e O Brasil além do mito: novo olhar e novos conflitos. A Gramática Social da Desigualdade Brasileira, publicado originalmente em 2004 na RBCS, é importante para entender a construção desse quadro teórico-metodológico. Abaixo, indico o link para acesso e transcrevo o resumo do artigo para facilitar sua análise.
http://www.scielo.br

Este artigo pretende fundamentar uma alternativa teórica acerca dos temas da construção social da subcidadania e da naturalização da desigualdade no contexto de sociedades periféricas como a brasileira. Para isso, são aproveitadas de maneira seletiva e pessoal, no contexto do debate sociológico e filosófico-social contemporâneo, as discussões acerca do reconhecimento social e de teorias sobre a desigualdade que enfatizam seu componente sociocultural. O objetivo é elaborar uma concepção teórica alternativa, tanto em relação às abordagens personalistas, patrimonialistas e "hibridistas" desses fenômenos, paradigmas intimamente relacionados entre si e ainda dominantes entre nós, como em relação às percepções conjunturais e pragmáticas que perdem o vínculo com qualquer realidade mais ampla e totalizadora.