segunda-feira, 1 de março de 2010

"Joaquim Nabuco: um vencido da grande causa"

Por ora gestora pública, antes documentarista e poeta, Tarciana Portella, carioca radicada em Recife, realizou em 1999 o vídeo: "Joaquim Nabuco: um vencido da grande causa". Um sensível documentário que foi agraciado com o prêmio Cristina Tavares, pelo Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, e com o prêmio Margarida de Prata, pela CNBB. Além de criativas locações, tocantes entrevistas e belas imagens, há um roteiro muito bem urdido que expõe as nossas tramas de relações desiguais do hoje e ontem. Regadas a uma significativa seleção da trilha musical e de trechos de Nabuco, o espectador tem bons comentários sobre nossas reformas inconclusas, nossa cidadania mitigada.
Após cem anos da morte de Joaquim Nabuco, sua voz é recordada na refinada afirmação feita no filme que, na época, comemorou os 150 anos do seu nascimento: Estudei na enxada, trabalhando para usineiro. Para os meus alunos, do grupo de estudo, o documentário é atividade essencial para acompanhar a leitura que faremos do livro Minha Formação. Assistam em http://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/default.asp?selecao=mat&materia=59556
.